fbpx

Arábia Saudita e Softbank anunciam maior projeto de energia solar do mundo, de US$ 200 bilhões

 A Arábia Saudita e o SoftBank anunciaram um projeto de energia solar de US$ 200 bilhões, o maior do mundo no setor até hoje. A iniciativa deve redefinir a economia do reino, dependente principalmente do petróleo. A expectativa é que o projeto gere 100 mil postos de trabalho, o que deve ajudar a reduzir a dependência do óleo.

O investimento será feito em parceria pelo banco japonês e pelo príncipe Mohammed bin Salman, parceiro no Fundo Vision SoftBank, criado em 2016. O fundo já investiu em companhias nos Estados Unidos, na Índia e na Europa. A forte presença de sol e a oferta de terras, além de engenheiros e trabalhadores, são alguns dos fatores que contribuíram para a decisão de lançamento do projeto. Inicialmente, os painéis solares serão importados, mas o projeto prevê depois a produção de painéis.

Quando for concluído, o projeto irá praticamente triplicar a capacidade de geração de energia da Arábia Saudita, que era de 77 gigawatts em 2016. Cerca de dois terços disso são gerados por gás natural e o restante a partir do petróleo. Até agora só existem projetos de pequena escala de energia solar.

O herdeiro do trono do maior exportador de petróleo cru do mundo está buscando diversificar a economia da Arábia Saudita e reduzir a dependência do petróleo: “É um grande passo na História da humanidade. É amplo, arriscado e esperamos ter sucesso”, disse o Príncipe Mohammed.

O acordo é o mais recente em uma série de anúncios da Arábia Saudita para ampliar seu acesso a energias renováveis. Apesar de tentar há anos entrar no mercado de energia limpa, foi apenas em 2017 que os ministros lançaram seus primeiros projetos, com lances para uma usina de produção de 300 megawatts em outubro.

 

Fonte: Época negócios

 

E você? O que acha de produzir sua própria energia?

[button href=”https://www.smartly.com.br/mapa/” style=”emboss” size=”medium”]Quero fazer parte da mudança na energia![/button]

× Como posso te ajudar?